quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

2001: Uma Odisséia no Espaço (1968)


Sinopse: 

Desde a "Aurora do Homem" (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.



Crítica:




Fazia tempo que não via um filme como esse.Unindo ficção científica, musica clássica de fundo, abordagem filosófica do destino do homem,  2001 consegue ser a obra-prima deste diretor, de longe.Ao longo do filme alguns podem achar chato, mas fazendo uma analise mais profunda vemos que nada que foi colocado ali foi em vão, tem algum sentido.A longa introdução com apenas musica clássica( que por sinal com Strauss esta perfeito), a cena do duelo entre Hal e David mostrando o pequeno contra o grande, as cenas que abordam o interior da nave, tudo ali tem um propósito.


Depois da Aurora do Homem, o filme é imediatamente levado ao ano 2001, onde cientistas estão numa missão para descobrir mais sobre o monolito negro.Impressionante é como 
o filme trata a relação maquina versus homem.Para o filme, o homem vai chegar em um estado em que a máquina criada por ele vai domina-lo,e mais além disso, vai ter sentimentos.É exatamente o que está retratado no duelo que David trata com Hal.Mas o filme trata de mais outros assuntos.Como a criação do homem, comparada a criação do universo.Bem, não queria tirar a surpresa do final e contar um pouco do significado dele(que por sinal possui varias interpretações), por isso que deixo para vocês assisti-lo.





Assim como O Iluminado,vou colocar algumas curiosidades sobre o filme: 


-O nome do computador HAL parece ser uma referência indirecta à IBM, gigante do ramo de computação. Cada letra de HAL é exactamente uma anterior, em relação ao alfabeto, às letras de IBM. No livro Odisseia II, no entanto, Clark coloca nas palavras do personagem Chandra que HAL significa Heurístico ALgorítmo.
-Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke desenvolveram simultaneamente a história de 2001 - Uma Odisseia no Espaço. Enquanto Kubrick trabalhava em cima do roteiro, Clarke escrevia o livro, com ambos trocando idéias e opiniões durante o trabalho. Era inclusive intenção de Clarke, ao lançar o livro, colocar Stanley Kubrick como co-autor da história, mas o director não autorizou a utilização de seu nome.
-Douglas Rain, intérprete da voz do computador HAL, não chegou a ir aos sets de filmagem um único dia sequer.

Imdb

Um comentário: