segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O Poderoso Chefão (1972)



Sinopse: 




Em 1945, Don Corleone (Marlon Brando) é o chefe de uma mafiosa família italiana de Nova York. Ele costuma apadrinhar várias pessoas, realizando importantes favores para elas, em troca de favores futuros. Com a chegada das drogas, as famílias começam uma disputa pelo promissor mercado. Quando Corleone se recusa a facilitar a entrada dos narcóticos na cidade, não oferecendo ajuda política e policial, sua família começa a sofrer atentados para que mudem de posição. É nessa complicada época que Michael (Al Pacino), um herói de guerra nunca envolvido nos negócios da família, vê a necessidade de proteger o seu pai e tudo o que ele construiu ao longo dos anos.




Crítica:


Antes de falar sobre este filme queria fazer um breve comentário, que pode a critério de vocês comprometer a visão sobre este filme ou não.Este filme é o meu favorito disparado, não tendo outro filme que sequer chegue aos seus pés.Portanto, posso exagerar um pouco, mas prometo que vou ser o mais imparcial possível.Fazia um tempo que não assistia a este filme, e quando o Globo News lançou uma propaganda de um programa que iria fazer com ele, me deu logo aquela vontade de ver.A propaganda tinha como musica de fundo o tema de O Poderoso Chefão, e ficava ouvindo varias e varias vezes, ate que domingo sentei e fui ver TV e lá estava o programa sobre ele, e logo em uma cena deste filme.Então pensei, preciso ver este filme amanhã, e como combinado o assisti. 


O filme é simplesmente um marco no cinema.Um filme que traz em si todos os sentimentos.Há espaço para drama, comédia, ação.Não digo isto por que gosto demais do filme, mas existem cenas do filme que simplesmente choro.Cenas como as da felicidade nos rostos da festa do casamento de Connie, como a que Al Pacino vai ao hospital ver o seu pai e Marlon Brando chora. 


Quando digo que ele é um marco no cinema não seria exagero dizer isto.O filme teve 9 indicações ao Oscar, tendo ganho três, os de melhor filme, melhor ator (Marlon Brando) e melhor roteiro adaptado (Mario Puzo e Francis Ford Coppola).Possui um elenco invejável contando com Marlon Brando, Al Pacino, Robert Duvall e James Caan.A fotografia então nem se fala.Nova Iorque pós-2a guerra e as imagens da Sicília estão impecáveis. 


Roteiro perfeito, elenco invejável, fotografia impecável, o que se pode esperar mais?




Imdb

Nenhum comentário:

Postar um comentário